Oficinas 2017

15-11-2017 07:34

Oficinas de Teatro, Robótica e Dança na E.B. 2,3 de Lamaçães

 

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Teatro, Robótica e Dança, a funcionar na E.B. 2,3 de Lamaçães, durante este ano letivo.

As três Oficinas são promovidas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da E.B. 2,3 de Lamaçães e têm como público-alvo todos os alunos a frequentar aquele estabelecimento de ensino. As inscrições serão feitas na Biblioteca.

A Oficina de Teatro conta já com uma turma em funcionamento, às sextas-feiras, das 14h30 às 16h00, sendo que, para a segunda turma, das 16h15 às 17h45 ainda existem vagas. A formadora é Fernanda Campos, da Associação TIN.BRA. A Associação de Pais e o TIN.BRA acreditam que a Expressão Dramática é um excelente meio para desenvolver relações interpessoais positivas e proporcionar aos alunos aprendizagens ativas, significativas, integradoras e socializadoras, visando assim o seu sucesso pessoal e escolar e o seu crescimento intelectual, social, físico, estético e emocional.

A primeira turma da Oficina de Robótica já está formada e conta com treze alunos inscritos. Terá lugar todas a sextas-feiras, das 18h30 às 20h00, na E.B. 2,3 de Lamaçães. A segunda turma participará na Oficina de Robótica às quintas-feiras, no mesmo horário, e dispõe ainda de seis vagas. As aulas serão dadas por Delfim Pedrosa, mestre em Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores, e doutorando em Eletrónica Industrial na Universidade do Minho. A Oficina de Robótica conta com a colaboração da Bot n’Roll.com, uma marca da empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica, sediada em Guimarães e fundada por antigos alunos da Universidade do Minho, que forneceu os kits robóticos. A utilização de robôs, como material pedagógico, tem como objetivo aproveitar a curiosidade dos alunos, dirigindo-a para a descoberta, apreensão e aplicação de conceitos nas áreas da Física, Matemática e Informática. Nesta oficina, os alunos terão à sua disposição robôs Bot’n Roll ONE A, onde terão que soldar placas eletrónicas e construir o próprio robô, de modo a programá-lo para seguir uma linha preta em fundo branco de forma autónoma e para evitar obstáculos. Trata-se de uma abordagem prática e orientada, que permite consolidar conhecimentos científicos adquiridos nas aulas, utilizando robôs como ferramenta de trabalho.

A Oficina de Dança contará com duas turmas, uma às segundas-feiras e outra às terças, das 14h30 às 15h30, e será realizada pelas formadoras do Projeto ABCD, Isabel Pereira e Sónia Marques, no ginásio da E.B. 2, 3 de Lamaçães. Esta Oficina tem por finalidade desenvolver a imaginação, a atenção e a coordenação, permitindo realizar, com criatividade, diferentes movimentos rítmicos fundamentais na educação motora, contribuindo, assim, para a valorização da expressão estética, musical e sensorial.